quinta-feira, 1 de abril de 2021

COMENTÁRIOS SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DO ENEM - LINGUAGENS E CÓDIGOS - 2020

 

CORREÇÃO COMENTADA / ENEM 2020 / CADERNO AZUL

Professor Humberto Silva de Lima

 

Questão 06 – C

Embora o poeta tenha sentido “na redondilha a primeira célula de um poema”, o candidato poderia marcar a alternativa A, considerando a função emotiva dessa passagem. No entanto, a questão inquire a função de linguagem predominante, e o poeta, no texto como um todo, lança mão da língua para discorrer sobre o processo de criação de “Vou-me embora p’ra Pasárgada!”, e esse é um processo metalinguístico. Portanto, a alternativa correta é a C.

 

Questão 07 – E

O apagamento da preposição “a” na frase em questão reproduz uma variedade linguística recorrente na fala de muitos brasileiros, já que a norma padrão prescreve a estrutura “A que horas ela volta?”, cuja resposta pretendida é a hora exata. Portanto, a alternativa correta é a E.

 

Questão 08 – A

O encontro é pensado para surdos e ouvintes, o que anula as opções C, D e E. No texto, não é claro que há uma necessidade de redefinir o espaço de circulação da poesia de caráter urbano. Logo, o evento imprime à expressão poética em geral ritmo e visibilidade, o que torna a alternativa A correta.

 

Questão 09 – A

A cultura regional não se resume à cultura nordestina, e essa concepção invalida as alternativas C e D. Além disso, a variedade linguística de um país não se reporta apenas ao nível lexical, o que torna incorreta a alternativa B. O fato de o texto apresentar a ideia de que algumas expressões idiomáticas terem surgido de forma curiosa não significa que houve aí, como um todo, mudança linguística, e a alternativa E, diante disso, torna-se incorreta. Logo, a alternativa A é a correta, pois o texto tem por objetivo inventariar expressões idiomática do português brasileiro, algumas das quais têm origem curiosa – logo, não se trata estritamente de variação linguística ou de mudança linguística no vernáculo.

 

Questão 10 – C

A razão discursiva do uso das aspas é valorizar os metais considerados como essenciais para a fabricação de vários produtos que usamos na nossa vida cotidiana. Logo, a alterativa correta é a C.

 

Questão 11 – B

Instabilidade psicológica, natureza opressiva, fragilidade humana e depreciação do sentido da vida são extrapolações diante da leitura do texto, o que invalida as alternativas A, C, D e E. Portanto, a alternativa correta é a B, visto que a paisagem se configura de maneira tal que, diante dessa configuração, há uma convergência do estado emocional de Maria segundo o que a própria natureza lhe fornece, não necessariamente opressão, e sim agitação.

 

Questão 12 – A

Nessa questão, observa-se a intertextualidade entre a letra “Águas de março” e os textos de Bilac e Carvalho. Com isso, a alternativa é a A. Convém lembrar que o ponto de macumba gravado por Carvalho não pertence à cultura erudita, o que invalida a alternativa B. A letra “Águas de março” é inovadora no sentido de resgatar diferentes tradições da cultura brasileira, o que torna a alternativa C uma opção correta parcialmente, observando-se o erro de redução (opção “correta”, mas incompleta). A relativização e o fato de as obras-fonte serem pouco conhecidas no cenário cultural são extrapolações em relação aos textos em análise.

  

Questão 13 – E

As alternativas B, C e D são extrapolações em relação ao texto. O candidato poderia ficar entre a A e a E. O problema da alternativa A é o erro de redução, já que a organização de eventos pode ser feita em qualquer situação foram das comunidades virtuais. A alternativa E coaduna-se com a proposta do texto com a organização do evento de forma virtual.

 

Questão 14 – B

Niilismo é uma doutrina filosófica que atinge as mais variadas esferas do mundo contemporâneo, cuja principal característica é uma visão cética radical em relação às interpretações da realidade, que aniquila valores e convicções. As primeiras ocorrências do termo remontam à Revolução Francesa, quando foram definidos como “niilistas” os grupos que não eram nem a favor nem contra a Revolução. Mesmo assim, a atmosfera de niilismo a que o texto 2 se reporta não quer dizer que os jovens artistas britânicos tinham como ideal a recusa a crenças e valores morais, estéticos e políticos na história moderna, como diz a alternativa A. As alternativas C, D e E são exemplos de extrapolações, porque o uso de materiais incomuns não tem a ver com a recessão, a sustentabilidade ou  a pós-modernidade dos anos 90. Portanto, a alternativa correta é a B.

 

Questão 15 – B

A alternativa A apresenta uma extrapolação, pois o texto não diz que o futebol apresenta aproximação com o tênis, no que tange às relações de gênero. Da mesma forma, as alternativas D e E são exemplos de extrapolações. A alternativa C é uma contradição, pois se, no texto, é dito que os jogadores ganham mais que as jogadoras, como as remunerações são proporcionais aos esforços deles no treinamento esportivo? A maior remuneração aos jogadores ainda torna hegemônico o futebol masculino, o que valida a alternativa B.

 

Questão 16 – E

O argumento mais forte para a conclusão da ponte se encontra no último período do texto. Daí a alternativa E ser a correta.

 

Questão 17 – D

A resposta encontra-se nos dois últimos períodos do texto, fazendo com que a alternativa D seja considerada correta.

 

Questão 18 – A

As opções B, C, D e E não encontram respaldo no texto. A opção A pode ser comprovada por meio da ambientação militarizada – portanto, austerizada – diante do medo (versos 18 e 24).

 

Questão 19 – C

Pressupõe-se que tal pedido se origina do entendimento de que algum crime aconteceu, e isso encontra-se na alternativa C. Na alternativa A, observa-se o erro de contradição, haja vista que o texto em análise é um cordel; portanto, de caráter literário, cuja linguagem é eminentemente conotativa. Não se pode dizer que o cordel explora termos próprios do discurso jurídico, como se diz na alternativa B. A alternativa D não encontra respaldo no texto.  Os crimes são uma espécie de infração penal mais grave, com penas mais altas; por sua vez, as contravenções são infrações mais leves com penas menos relevantes; com isso, invalida-se a alternativa E.

 

Questão 20 – D

Em todo o tempo, parece que o “empreendedor de palco” se lança mão de comandos de modo que o ouvinte os siga para um determinado fim. É isso que o texto apresenta, fazendo com que a alternativa D seja a correta.

 

Questão 21 – B

Na alternativa A, o problema encontra-se na ideia de a cultura popular a que se refere o texto ser um patrimônio nacional. Na alternativa C, observa-se a transformação do popular em erudito, o que não encontra respaldo no texto. O texto não faz referência a uma população local, como se lê na alternativa D. Nem tudo que é religioso faz parte do folclore brasileiro, o que torna incorreta a opção E. Logo, a alternativa correta é a B, em que se resume a cultura popular nordestina pela leitura do texto proposto.

 

Questão 22 – A

O anúncio publicitário não se volta apenas para a igualdade de gêneros ou regras de boa conduta nos estádios. O texto enfatiza o combate à violência entre os gêneros nas torcidas. Com isso, a alternativa correta é a A.

 

Agora, confira as demais questões:

23 A

24 D

25 A

26 D

27 D

28 E

29 B

30 B

31 E

32 B

33 A

34 A

35 A

36 D

37 E

38 A

39 C

40 A

41 A

42 A

43 D

44 B

45 B

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário